Banner adz

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PJ Jacundá

Dom Eduardo: A peregrinação dos Símbolos da JMJ está surpreendendo



A peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo Brasil está surpreendendo a todos pela demonstração de espiritualidade, capacidade de organização e de comprometimento da juventude. Essa foi a avaliação de Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, nesta sexta-feira (10), em entrevista coletiva antes da chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) à Arquidiocese de Natal.
- Deus sempre nos surpreende. Os jovens também. Junta Deus com os jovens então!

Também participaram da entrevista coletiva os músicos Guilherme de Sá, Rogério Fetrin e Eduardo Faro, da banda Rosa de Saron; os padre Reginaldo Manzotti e Antônio Maria e a cantora Adriana.

Dom Eduardo explicou os eixos que orientam a peregrinação: a celebração da presença de Deus junto ao povo, a reflexão sobre os valores da vida humana e da juventude, e ainda o estímulo ao desenvolvimento de ações sociais concretas, especialmente com relação à cultura midiática e às drogas.

Os participantes também falaram sobre o que deve ser feito para continuar motivando os jovens depois da passagem da Cruz e do Ícone em cada diocese. Dom Eduardo disse que é preciso resgatar no coração de todos a paixão pela juventude.

- Nossa primeira preocupação não é consertar, arrumar, nao é isso: é estar juntos, escutar, entender disse.

Unidade

Sobre a expectativa para a Jornada Mundial da Juventude e todo o movimento de preparação, o Padre Ragionaldo Manzotti destacou o fortalecimento do espírito de unidade dentro da Igreja.

- Deixemos as diferenças, guetos e panelinhas. Que a juventude se una para atrair quem está fora, mesmo na diversidade. Agora é hora de ser sinal para atrair os jovens de fora da Igreja.

Preparação

O vocalista da banda Rosa de Saron, Guilherme de Sá, comentou os temores de que o Brasil não esteja preparado para sediar a Jornada Mundial da Juventude.

- Ninguém está preparado para a JMJ, ela vai muito além do financeiro, do lado politico, social e econômico. O Brasil verá que a Jornada é fantástica!

Os jovens e os Símbolos

O padre Antônio Maria destacou a aproximação entre os músicos em prol da juventude e a relação que está se criando entre a juventude e os símbolos da JMJ.

- É bonito ver os jovens agarrando a Cruz. Cristo não é só adoração e ressurreição, Cristo também é a cruz. Se já difícil carregar a Cruz com Cristo, imagine carregá-la sem Cristo.

A cantora Adriana disse que a juventude precisa ter o amor por Nossa Senhora.

- Quando o Papa João Paulo II pensou na Jornada, pensou tabém que os jovens deveriam assumir o carinho por Nossa Senhora.

Por Moisés Nazário e Amandda Souza


Fonte: Jovens Conectados - Setor Juventude CNBB



PJ Jacundá

About PJ Jacundá -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :