Banner adz

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PJ Jacundá

COL SE REÚNE PARA AVALIAR E PLANEJAR AÇÕES PARA A JMJ RIO2013

Um encontro para analisar o trabalho e preparar ações para o futuro próximo da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Desde ontem, 13 de fevereiro, todos os coordenadores de cada setor que compõe o Comitê Organizador Local (COL) estão vivendo intensamente esses aspectos. Eles permanecerão reunidos até quarta-feira, 15, no Colégio Regina Coeli, na Tijuca.

"Esse encontro faz parte de um protocolo estabelecido por qualquer evento. De vez em quando é preciso reunir para retificar ou ratificar as visões de conjunto e observar as caminhadas particulares de cada setor. Outros acontecerão até a Jornada e mesmo após para avaliação", destacou monsenhor Joel Portella Amado, coordenador geral da JMJ Rio2013.

Monsenhor Joel explicou que a primeira grande preocupação do encontro é ter uma visão geral e encontrar caminhos para que o processo de preparação da Jornada se acelere ainda mais: "Há setores que estão avançados e outros que não tanto, e o conjunto precisaria caminhar mais, como um todo. A segunda é que cada setor avance dentro daquilo que é a previsão que o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), que é o Comitê Organizador Central, tem neste momento, cerca de um ano e meio antes da JMJ, dentro de um protocolo, para que neste período algumas questões já estejam respondidas".

Para cada dia foi selecionado um tópico para ser abordado. A segunda-feira foi reservada para tratar a visão geral sobre a preparação para a Jornada, a visão de conjunto, como está sendo administrando o evento, os prazos, cronograma e como está o desenho da Jornada.

Hoje, 14 de fevereiro, cada setor terá um tempo para apresentar o seu projeto, de modo que todos tomem consciência do processo, contribuam e vejam os elementos comuns.

Para a manhã de quarta-feira, representantes da Dream Factory, empresa contratada para cuidar da parte relativa aos grandes eventos públicos, estarão no encontro para apresentar seu trabalho, visões e questionamentos. Durante a tarde serão tratados assuntos específicos, em especial a visita de uma comissão do Pontifício Conselho para os Leigos, no final deste mês, e a ida do COL a Roma, no final de março. Esses dois encontros e os outros que virão, devem gerar ajustes do processo de construção da JMJ . "Lembrando que a Jornada é feita a duas mãos, a do PCL e do COL. É claro, sempre tendo por trás a mão de Deus, pois é essa que nos conduz. Os encontros servem para que se mantenham os instrumentos afinados e se possa ter uma Jornada fiel à sua identidade por um lado, mas também fiel ao modo carioca de viver a fé", afirmou o coordenador.

Serão abordados ainda o grande ensaio geral para a Catequese, marcado para o dia 19 de maio, sob a responsabilidade do Setor de Preparação Pastoral. Um outro tema, segundo monsenhor Joel, é o planejamento de uma espécie de "mini jornada, um "ensaio geral mais amplo a ser realizado em julho desse ano, no qual haverá atos centrais, catequeses, tudo o que acontece em uma Jornada". 

PJ Jacundá

About PJ Jacundá -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :