Banner adz

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PJ Jacundá

Atividades Permanentes 2012



Todos os anos as Pastorais da Juventude realizam três Atividades Permanentes, que são parte de sua ação no cuidado com a vida da juventude, ao modo de Jesus de Nazaré, e do processo de formação integral que desenvolvem  com os/as sujeitos jovens. A Semana da Cidadania (SdC), a Semana do Estudante (SdE) e o Dia Nacional da Juventude (DNJ) são realizadas como um processo, por isso são organizadas a partir do planejamento das ações das Pastorais no ano e têm os/as jovens como protagonistas. São realizadas em sintonia com a Campanha da Fraternidade, com o Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude e com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. Nos últimos três anos organizam-se também em torno da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens. E no próximo triênio, começando agora em 2012, estão em sintonia com o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina.


As Atividades Permanentes ajudam a compor a agenda, com as motivações e os desafios importantes para as ações pastorais com/dos jovens, no ano. Elas são espaços e oportunidades de formação, conscientização e mobilização.

Em 2012, toda a ação pastoral com jovens no Brasil e na América Latina está convidada a caminhar na direção de Nazaré, o lugar bíblico do cuidado e do crescimento. Nas Atividades Permanentes deste ano encontramos várias formas de estar com Jesus em Nazaré. Neste caso, encontrar com Ele é também encontrar com a comunidade, com o grupo, com a família, com a cultura, com a religião, com as dores do povo, do planeta, com as lutas, as conquistas e os sonhos dos/as jovens.

Eixo das Atividades Permanentes das PJs 2012-2014


No Seminário de elaboração das Atividades Permanentes 2012, realizado em Belo Horizonte, MG, em novembro de 2011, atividade esta marcada por momentos de oração, de estudo, de debate e construção coletiva, onde definiu-se o eixo central das Atividades Permanentes das PJs para os próximos três anos. O eixo rezado e assumido para as Atividades Permanentes dos próximos anos (2012, 2013 e 2014) é: 

A defesa da vida na construção da Civilização do Amor 

Este eixo está inspirado na missão das Pastorais da Juventude no Brasil e no continente e dialoga com o desafio da Igreja no Brasil e na América Latina nos próximos anos no que diz respeito à evangelização da juventude.  A defesa da vida é o aspecto  central da ação evangelizadora das PJs e ao se realizar, aproxima de nós a Civilização do Amor, antecipando os sinais  do Reino, que só pode acontecer se a vida for prioridade e abundante. O eixo assumido dialoga também com a Jornada Mundial da Juventude 2013, com o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina e com a celebração dos 50 anos Concílio Vaticano II.

Data: 14 a 21 de abril de 2012
Tema: Juventude e saúde alimentar
Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa
A SdC abordará o tema da saúde, com ênfase no direito à alimentação. Estes temas estão muito próximos da realidade de cada pessoa, que vive no campo ou na cidade. Comer é uma necessidade básica de todos/as nós. É também um direito social fundamental para nossa cidadania. Por isso, este tema nos propõe refletir o acesso que cada pessoa tem aos alimentos necessários; o modo como se produz os alimentos que consumimos; o cuidado com o planeta e com a vida das pessoas no processo de produção alimentícia; e a igualdade e a justiça no campo e na cidade.

Data: 06 a 12 de agosto de 2012
Tema: Semana do Estudante – 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor.
Lema: No caminho da história, a opção por uma educação libertadora
Com a SdE teremos a oportunidade de conversar sobre o modelo de educação que sonhamos. Em 2012, com a realização da décima Semana do Estudante, poderemos fazer memória histórica dos passos dados na construção da Civilização do Amor. Será uma oportunidade para refletir as opções no campo da educação e da sociedade e renovar os compromissos, para alimentar as utopias.

Data: 28 de outubro de 2012
Tema: Juventude e Vida
Lema: Que vida vale a pena ser vivida?
O DNJ em 2012 e 2013 estará sob responsabilidade da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. As Pastorais da Juventude, por meio de seus secretários nacionais, acompanham e participam da Coordenação Nacional de Jovens (CEPJ) da CNBB, composta por pastorais, movimentos e novas comunidades.
Com a pergunta “que vida vale a pena ser vivida?”, poderemos refletir sobre a realização da vida plena, através de nossos projetos de vida pessoais e dos projetos de sociedade.
Enfim, que neste ano em que a Igreja celebra os 50 anos do Concílio Vaticano II, as Atividades Permanentes nos ajudem a entrar na mística de Nazaré, isto é, a estarmos dispostos a realizar a vida, comprometidos com o Reino, na simplicidade, na cultura, no cotidiano, na missão.


PJ Jacundá

About PJ Jacundá -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :