Banner adz

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PJ Jacundá

O Despertar da Juventude

Texto escrito pela Irmã Andréia Cruz

Eu vejo a juventude caminhando... existem tantos rostos, cuja riqueza traz o vigor e a esperança de uma nova postura e por que não dizer de uma criação nova do viver humano, não quero porém fixar-me nos males que o jovem pode encontrar o comentar ao gerar novidades e tirar seus pés do terreno conhecido e ir percorrer outras estradas, outros caminhos, outros trilhos,  rodagens, ruas... mas que esta juventude experimente os êxodos saiam dos exílios em nome da vida. Uma vez que é no deserto da aridez e sofrimentos que todos passam pelo enraizamento de si e de valores irresistíveis da vida.
Toda manifestação ou linguagem de AMOR por menor que seja, quando passa a ser vista e experimentada com agrado e disposição de quem ama e sabe que no processo do caminho há muitas paisagens, horizontes, inclinações, baixas, encontros, esforço, tempo para repouso, retomada de energia, pedras, poeira, há nesse percurso uma nova realidade, novo olhar e aí existe um DESPERTAR fecundo.
Eu creio, e meu coração diz:
Desperta juventude, desperta!
Não perca tempo se te encontras em direção equivocada, equivocado, porém é quem permanece parado e não inicia o primeiro passo do caminho. Lute, crie, transforme, saia do exílio seja ele qual for, é preciso correr, fugir, mas liberte-se! Procuremos outros caminhos, e se preciso for até alongar a distância para conquistar a liberdade, não falo aqui de liberdade suicida, individualista ou o escambau, mas da liberdade de quem percorre o doloroso e certeiro caminho do Amor.
Você não está sozinho (a) companheiro (a), se você quiser te acompanho no caminho, e enquanto caminhamos vamos conversando e ao conversar faremos uma peregrinação habitada... mas não te esqueças de contemplar em cada passo as paisagens do caminho, guardemo-lo na memória, no corpo, no coração porque dias virão que terás de retomar as andanças feitas nessas estradas da vida.
Desperte vida no caminho, não passes sem antes ter deixado alguma semente de amor, deixe vida no caminho, no seu caminho. Permita que outros construam e o enfeite contigo/conosco, porque Deus é companheiro e aprendemos d’Ele a andar lado a lado.
E sentirás a esperança arder em seu ardor sereno e terno, vivo e entusiasmado.
Sentiras a alegria da sua gente (de outros jovens)... Pois terás despertado neles a chama da vida que já está presente em você. E o amor será seu acompanhante.
...Se queres inicie o caminho...

E você que precisava de alguém para te despertar, é você que agora haverá de acompanhar e despertar outros...
... Tu que agora é amor, vem ajuda outros jovens a despertar, desperta os jovens e faze deles discípulos caminheiros, despertemos a vida, sem desespero e com ternura vamos globalizar o amor antes que sequem os rios, antes que se apague o sol, antes que cortem a ultima árvore...
Vem antes que você deixe de confiar... de confiar em nós, antes que deixe de contar... de contar conosco.
Nós estamos caminhando...
E você que sabe e que quer caminhar, caminhe com os jovens, você que sabe amar, ame os jovens... Você que sabe despertar, desperta vida nos jovens que perderam o sentido da vida em algum lugar do caminho. Voltemos com eles e elas a procurar onde exatamente foi perdido ou quem deve ter roubado!?
Nos viemos caminhar, caminhe conosco. Vamos conversando!
Nós viemos globalizar; globalize conosco e ame do seu jeito de amar.
Nós viemos confiar; confiemos uns nos outros e deixemos que os outros descubram quem nós somos e o que carregamos. Juntos somos um(.....)
Nós viemos amar; amemo-nos uns aos outros, com vigor juvenil e com a ternura de Deus.
Nós viemos despertar; desperte conosco juventude.
E aí veremos que todas as outras coisas que nos fazem... se tornam mais leves por que no nosso caminho e existe Amor, um amor despertado, acordado, lúcido e juvenil do jeito e da Vida: em movimento.

Andréia Cruz
Arroio do Meio/RS



PJ Jacundá

About PJ Jacundá -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :