Banner adz

quarta-feira, 26 de março de 2014

PJ Jacundá

Coordenação Nacional da PJ em Goiás

Foi próximo à casa da poetisa Cora Coralina na cidade de Goiás Velho – GO que a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude e a Comissão Nacional de Assessores se reuniram de 20 a 23 de março tendo o Mosteiro da Anunciação como ponto de acolhida. Este foi o primeiro encontro dos jovens após a realização da Ampliada Nacional da PJ (ANPJ), realizada em janeiro na cidade de Ribeirão das Neves/MG.

As deliberações da Ampliada foram os principais pontos refletidos pela Coordenação. Para contribuir com a reflexão dos principais apontamentos o grupo contou com orientação metodológica do assessor da ANPJ, Eder D`artagnan. As reflexões sobre os Projetos Nacionais foram feitas e encaminhadas a partir do que os grupos elencaram em janeiro com contribuições de jovens de todo o Brasil. Outra novidade foi a presença da nova Secretária Nacional da PJ, a jovem Aline Ogliari em sua primeira reunião.

A secretária lembrou da emoção trazida por estar na cidade onde Dom Tomás Balduíno exerceu o pastoreio até 1998, inspirando a defesa do direito à terra aos pequenos produtores e indígenas. “Estar na minha primeira reunião da coordenação nacional da PJ nessa cidade foi muito forte. O coração bateu apressado e espero que isso seja sinal de esperança fortalecida para o próximo triênio. Espero também que todos os e as jovens dos grupos de base e coordenações recebam e sintam todo esse pulsar nosso por ter estado nesse chão, e que seja recíproco para nós receber o pulsar da realidade dos mais diversos cantos do Brasil”, destacou Aline.

Quem também fez sua primeira reunião foi a Comissão Nacional de Assessores(CNA), eleita na Ampliada. Irmão Paulo de Jesus, um dos novos membros do grupo, disse que o primeiro encontro dos assessores “foi de muita alegria e esperança”. O grupo refletiu sobre como se dará o acompanhamento aos Regionais, bem como a realização do Encontro Nacional de Assessores (ENA). Irmão Paulo disse que a prioridade é aprofundar o ministério da assessoria e ser presença significativa junto aos jovens de todos os cantos. Além dele, Irmã Tomelina, Loide Almada, Pe. Joel Nalepa, Pe. Sebastião Corrêa e Alberto Chamorro compõe a nova CNA, que tem ainda a presença de Irmão Joilson Toledo no acompanhamento de transição até o fim do ano.

A Coordenação Nacional da PJ e Comissão Nacional de Assessores voltam a se reunir no mês de novembro na cidade de Manaus/AM. Antes disso, parte do grupo se encontra na capital amazonense para preparar o 11º Encontro Nacional da PJ, que acontece em janeiro de 2015.

ENPJ

Um dos principais pontos de pauta da reunião da Coordenação Nacional da PJ foi a preparação para o 11º Encontro Nacional. A jovem Elayne Cardoso, representante do Regional Norte 1 (AM e RR) e membro da PJ da Arquidiocese de Manaus, apresentou os principais trabalhos desenvolvidos pela equipe local, que já se mobiliza para o grande encontro celebrativo.

“Nossos jovens estão muito empenhados e animados com esse momento. Estamos esperando ansiosos e com o coração cheio de esperança e amor todos os jovens que virão de todos os cantos do país para beber da nossa experiência de Igreja a esperança que brota do chão da Amazônia”, declarou Elayne.

O 11º ENPJ tem como lema “No encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia” e a iluminação bíblica “Mestre, onde moras? Vinde e vede” (Jo, 38b.39ª).

Autor/Fonte: Teias da Comunicação

PJ Jacundá

About PJ Jacundá -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :