Banner adz

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PJ Jacundá

Jacundá se prepara para receber a replica da cruz peregrina


Nesta quinta-feira, dia 03 de maio de 2012, jovens da Paroquia São João Batista de Jacundá, estiveram reunidos no Salão Catequético da Matriz, para preparar a programação da passagem da replica da cruz peregrina em nossa paroquia, que será nos dias 08 a 15 de julho deste ano.

No começo da reunião foram colocadas as palavras: Amor, coragem, ressurreição, fé, humildade, salvação, dor e paixão, essas palavras foram refletidas entre os jovens na reunião e foi falada a relação que cada palavra tem com a cruz.

A Cruz é o sinal que identifica os cristãos. Este sinal de identidade surgiu do fato histórico e místico da Morte de Jesus Cristo, pregado numa Cruz. O Plano divino de Deus Pai para a salvação da humanidade devia passar pela Encarnação, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. A Paixão e Morte de Jesus, na Cruz, foi o preço exigido por Deus Pai para a salvação da humanidade.

Logo após a coordenadora paroquial da PJ, Lorena Fugulim, falou como surgiu a Jornada Mundial da Juventude. “Que foi em 1984 quando celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.”

Essa primeira reunião foi para ser montada uma equipe para preparar a programação. E como disse a Lorena, “temos que fortalecer o verdadeiro significado da cruz que é a salvação” e é preciso compreender de imediato que o poder salvífico da Cruz não está simplesmente no fato de ela ser uma Cruz. Sua força de vida e salvação, de bênção e santidade, não está nas duas traves encaixadas em forma de Cruz. O que lhe dá o novo significado é o fato de Jesus, Filho de Deus, tê-la abraçado livremente, carregado com paciência e de ter sacrificado Sua Vida, entregando-Se à morte de Cruz. Quem dá o novo sentido à Cruz é Jesus crucificado e ressuscitado. Desvinculada da Pessoa de Jesus, a Cruz não tem o menor significado, e nenhum poder.”

Nessa reunião foram colocadas algumas sugestões para a programação, mas os representantes das comunidades que estavam presentes vão conversar como jovens das comunidades, ver as sugestões de cada jovem e as as mesma vão ser debatidos na próxima reunião que será no dia 17 de maio deste ano.

PJ Jacundá

About PJ Jacundá -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :