![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLpY7AxKs0AcGq6BjSzE_G5faEVxGOKDClrBiJqg7Aea4iJQaJn53MAhgznjrOUdWk6pO4dLGZ6RkUyLx-DsDtwSiReSrpTjfc1bX9Y7yXP6T8-GUoDw-FIopS928s6Ixb439KCB45-Q4/s320/ARBORIZA%25C3%2587%25C3%2583O.jpg)
Com base na campanha da fraternidade desse ano, que reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Que se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos. O grupo de jovens VOZDT, da comunidade São Cristovão, no Bairro Novo horizonte, neste último domingo dia 20 de março de 2011, com a colaboração dos grupos JUVEC, da Comunidade São Francisco e o grupo JAV da Matriz São João Batista, saíram às ruas do bairro, visitando os moradores e pesquisando quais desses vão querer plantar uma árvore em frente a sua residência. Pois é o projeto do grupo VOZDT é arborizar o bairro, mostrando para os moradores a importância de uma árvore para nós seres humanos.
Os moradores que aceitaram assinaram em uma ficha, pois dias antes da entrega das mudas de plantas, vai passar um carro de som para comunicar aos moradores, que as mudas já estão disponíveis e assim os moradores poderá ir ao local da entrega que será na própria comunidade, que vão ter ajuda do grupo mostrando a forma certa de plantar e cuidar para que ela cresça bonita.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi93fnhpGFmHJ60wZptIu_9ieZcHpYfkB_JYYJcR19RBoIZkHrn3F7bHQZo7HB0JHC8tDjXjqf5f1NKA0wUQCNbTealL8m3Xsb9CL0c5Zfl3uX7RxiwC-PXShoa8exsVhNdl3YRactYZg4/s320/aboriza%25C3%25A7%25C3%25A3o+2.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoDv4_F0LJJZ_Ivz9PIlV1NGVD5oN_icvQRaKQtsLfZQPx8ITyjUsucevukg_rzPXdfy1cAAFchvXRE26cu5VowrvvwUL53cjKzViDd5Vwty7VCPfnC2UyNAqgFoQWzhJRS_JsNISoPIo/s200/aboriza%25C3%25A7%25C3%25A3o+3.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwXUhigLTmYQ8KAZYiuivWgeBlcFoDP-buqBJPURfBMIgjzF9bAuaoRyp8uObr9Ct6Z1JpCKc5I8HPVf50nXcOtOHs-FgXU2IddZkCIwWXZPvuEObDxgjliLUiaQX_N0iLVkVEVN47Xa4/s200/aboriza%25C3%25A7%25C3%25A3o+1.bmp)
Algumas importâncias das plantas:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXXNdgFShRGGQkTcie7mK0JmVogxoYghO_2DcxriqfgsDlCx5dJlRhqVOIpYk9GV9BCC7_ZCLBitn1ArddAnVxbKF7fcTlsUlpeKqMe7OF5KoHh4bP689zLCP5nPaqfhI64dI0Nv2cuE4/s200/aboriza%25C3%25A7%25C3%25A3o4.jpg)
2. As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água.
3. Contribuem às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios.
4. As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.
5. Servem de barreira visual.
6. Suavizam os perfis dos edifícios.
7. As plantações de espécies de rápido crescimento e de rendimento controlado são uma fonte constante de combustível para estufas e usinas.
8. O manejo controlado de florestas são uma fonte sustentável de madeira.
9. Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um 15 e 50 por cento. As árvores são um meio de “refrigeração” natural que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares.
10. Os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%.
11. A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. As cidades são autênticas “ilhas de calor” que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor.
12. As árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis.
13. As barreiras naturais contra o vento, bem situadas e cuidadas, aumentam significativamente o rendimento das colheitas em comparação com os campos sem proteção, inclusive tendo em conta o espaço ocupado pelas árvores. Criam um micro clima mais favorável para os cultivos, reduzem o efeito do vento e do calor sobre as colheitas e evitam ao mesmo tempo as perdas na camada superior do solo e reduzem as perdas de umidade do mesmo.
14. As barreiras naturais plantadas ao redor das moradias rurais têm muitas vantagens, como a redução dos gastos de calefação e refrigeração, a proteção contra a neve e o vento, o efeito estético e a criação de um novo habitat para a fauna.
15. As árvores que servem de refúgio para a fauna permitem que alguns animais sofram perdas muito menores durante os meses frios do inverno e proporcionam sombra para se proteger do calor do verão.
16. As telas naturais contra a neve, estrategicamente situadas, evitam que as estradas fiquem cobertas, reduzindo desta maneira os custos de manutenção viária e evitando os fechamentos de estradas.
17. As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade. Fazem a vida mais agradável, tranqüila, relaxada e supõem um rico legado para futuras gerações.
18. Os bosques tropicais, além de ter um grande valor como habitat para a fauna e como fonte de madeira, têm um valor extraordinário como matéria prima para fármacos. Um de cada quatro produtos farmacêuticos usados no mundo procede de uma planta que cresce num bosque tropical.
19. As árvores oferecem numerosas oportunidades para que as pessoas dediquem seu tempo de lazer a criar habitat para a fauna.
20. As árvores que crescem junto a rios, ribeirões e lagos baixam a temperatura da água com sua sombra, evitam ou reduzem a erosão das orlas e a formação de lodaçais e melhoram o habitat dos peixes.
21. As árvores contribuem para reduzir o estresse no trabalho e aceleram a recuperação dos pacientes hospitalizados.
22. As árvores ajudam-nos a relacionar com nosso legado natural e com nossos valores espirituais e culturais mais profundos.
23. As árvores nos servem para recordar às pessoas queridas desaparecidas e para deixar algo de valor às gerações futuras.
24. Uma tribo de índios da Amazônia acha que as árvores do bosque sustentam o céu. Segundo a lenda, a queda das árvores aceleraria o fim do mundo.
25. Pode-se plantar e cuidar árvores simplesmente por que… muito legal vê-las crescer!
Dicas Para o Plantio das Árvores
O tempo ideal para plantar uma árvore é durante a temporada de chuvas, nos trópicos e sub-trópicos, ou nas temporadas estagnadas , nas zonas temperadas, depois do caimento das folhas ou antes do florescimento. Árvores que foram bem cuidadas no viveiro podem ser plantadas durante a estação de crescimento. Cuidado próprio durante o plantio é essencial garantir um crescimento saudável. Preparação própria do terreno antes e durante o plantio, acompanhado com cuidados frequentes, permite o rápido estabelecimento de raízes pelas mudas nas novas localidades e superar o que é sabido como transplante de choque, um fenômeno que pode atrasar o crescimento e reduzir o vigor da árvore.
Sementes podem ser plantadas em viveiros de plantas ou em um container de mudas (de preferência biodegradáveis) preparados com uma mistura de areia, adubo composto e solo. As plantas precisarão de água antes e depois de germinar. Águe as plantas com menor frequência conforme a mudas crescem. Deixe as mudas na sombra e reduza a sombra conforme elas crescem. Se você decidir plantar semente, colete-as de uma área que tenha condições climáticas similares a área em que as árvores serão plantadas. Colete as sementes de árvores saudáveis.
Sementes podem ser plantadas em viveiros de plantas ou em um container de mudas (de preferência biodegradáveis) preparados com uma mistura de areia, adubo composto e solo. As plantas precisarão de água antes e depois de germinar. Águe as plantas com menor frequência conforme a mudas crescem. Deixe as mudas na sombra e reduza a sombra conforme elas crescem. Se você decidir plantar semente, colete-as de uma área que tenha condições climáticas similares a área em que as árvores serão plantadas. Colete as sementes de árvores saudáveis.
Como plantar uma árvore
1.
|
Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore do container em que se encontra, com cuidado corte as raízes quebradas e devagar tire a planta do saco ou vaso em que se encontra.
|
2.
|
Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore muito funda. Tenha certeza de que a linha do solo da árvore nova esteja mais alta que a superfície do buraco que a envolve.
|
3.
|
Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente mas com firmeza. Dê tapinhas no solo envoltas da base da raiz.
|
4.
|
Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Ágüe a nova planta minuciosamente com um regador não muito forte para assentar o solo. Não estaque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte.
|
5.
|
Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninhas uma vez que estas competirão com com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais.
|
6.
|
Se possível, plante as árvores de forma que elas não compitam por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos seja encorajado. Cuidado com situações de seca, forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Cuidado com o amarelamento da folhas. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.
|